Gestão de Processos e BPM

 Bem vindo!

 

Está no local ideal para encontrar informação para uma Gestão de Processos inovadora de que Portugal necessita.

 

 As alterações que se verificam ao nível dos mercados e os desafios que estas colocam não podem continuar a ser respondidas usando os tradicionais modelos de gestão. É pois necessário criar e adotar uma nova forma

de Gestão de Processos nas organizações, este novo paradigma designa-se por Gestão por Processos de Negócio (BPM), e tem como ponto de partida a eliminação gradual de todas as manifestações de desperdício, tudo o que na perspetiva do cliente-final não acrescenta valor ao produto ou serviço e a adoção de uma abordagem pelo todo.

A Gestão por Processos no tempo presente é cada vez mais um fator decisivo para o bom funcionamento de uma organização de modo a apoiar a sua política e estratégia. Com o objetivo de corresponder às crescentes e diferentes exigências, as organizações rocuram melhorar continuamente os seus processos (internos e externos) e os meios de controlo dos mesmos.

A Gestão por Processos de uma organização deve incorporar os princípios orientadores Lean, caracterizados pela constante eliminação de desperdícios ao longo da cadeia de valor.

Uma organização voltada para processos, projeta e mede cuidadosamente os seus processos. Além disso, faz com que todos os colaboradores os entendam e se responsabilizem por eles, criando o que eu chamo de "Cultura Organizacional de Gestão de Processos". Este novo tipo de gestão orientada a processos, acaba com alguns dogmas do mundo da administração.

A metodologia BPM deve ser desenvolvida e seguida por um Escritório de Processos (BPMO), para que a empresa tenha uma gestão dos seus processos focada na melhoria da produtividade. Analisar os processos das empresas, liderar e suportar iniciativas de reengenharia desses processos, melhorar a gestão de inventários, equipamentos e pessoas. Otimização dos fluxos de material e informação, contribuindo para a melhoria dos processos em termos de eficiência, eficácia, qualidade e rentabilidade global. Liderar, suportar e motivar equipas técnicas e grupos de trabalho. Promover a Mudança Cultural e colaborar na Gestão da Mudança Organizacional (OCM) da empresa.

Pretende-se com esta página divulgar as fases, método, dificuldades e soluções, que permitam implementar uma Gestão por Processos de raiz em empresas da Indústria, Comércio ou dos Serviços, seguindo as metodologias e ferramentas do Guia para o Corpo Comum de Conhecimentos sobre BPM (BPM CBOK®). 

 

Promover Processos de Excelência para se ter Empresas de Excelência.

  • Organizar e melhorar os processos das empresas de forma a entregar valor acrescentado ao cliente (interno e externo) conseguindo maximizar os resultados das empresas;
  • Promover a formação e desenvolvimento nas melhores práticas de Gestão de Processos;
  • Apoiar o gestor/dono do processo das empresas no acompanhamento e avaliação dos seus processos;
  • Promover e suportar a criação, implementação e alteração de processos.

 

A Gestão por Processos (BPM) é um caminho de Melhoria Contínua, que provoca uma Mudança Cultural e torna os Processos, Produtos e Serviços, Eficientes, Simples e Ágeis. Na Indústria, Comércio e Serviços.

 

Manuel Figueiredo Lopes

Artigos

Prioridades dos Gestores para 2013

04-01-2013 13:23
   Partilho aqui este artigo retirado do Jornal de Negócios de 02/01/2013, que reforça a importância dos processos nas organizações. Ainda bem que os Gestores têm com primeira prioridade para 2013 a reorganização dos procedimentos e processos. Começamos bem o ano de 2013, que todos...

Gestão por Processos de Negócio (BPM), uma mudança cultural

19-12-2012 00:07
  O tema "Gestão por Processos de Negócio” está a ganhar notoriedade, o recente crescimento do número de associados da ABPMP (Association of Business Process Management Professionals), sediada nos Estados Unidos, é indicador da relevância que o tema tem apresentado nos meios acadêmicos e...

Visão de Futuro nas Empresas

21-11-2012 12:04
  Como imagina que será a sua empresa no futuro, em 2022? - Desenvolveu novos produtos? - Estabeleceu novas parcerias? - Internacionalizou os seus mercados? - Tornou-se uma multinacional?   As empresas, em geral, têm dificuldade em imaginar como conseguirão ser bem sucedidas no futuro, na...
Itens: 13 - 15 de 15
<< 1 | 2 | 3