BPM na Saúde
Gestão de Processos na Saúde
Um Hospital deve colocar o doente no centro das suas atuações.
Os principais aspetos que o utente pretende alcançar quando se dirige a um Hospital:
- Resolver o seu problema de saúde através de um tratamento de excelência e à primeira, não haver erros de diagnóstico;
- Minimizar o custo;
- Receber o seu tratamento/diagnóstico quando ele quer, sem esperar longas horas em consultórios;
- Receber o seu tratamento/diagnóstico onde ele quer, idealmente perto de casa ou do local de trabalho.
Todas as atividades que fazem parte da rotina hospitalar devem ser realizadas e integradas no sentido de alcançar a satisfação plena do doente. Estas atividades podem ser agrupadas em Processos e cada atividade gerida como parte de um Processo.
Podemos associar os vários Processos Hospitalares em 4 Macroprocessos:
- Processo Clínico: conjunto de Processos que dizem respeito à atividade médica (consultas, operações, internamentos, …);
- Processo Administrativo: conjunto de Processos de BackOffice e de atendimento ao utente (marcação de consultas e exames, escalonamento do internamento, receção, …);
- Processo de Logística de Materiais: conjunto de Processos de distribuição de material usado em outros Processos, que permitem que este esteja no local certo e à hora certa (material de consumo clínico, hoteleiro, administrativo e farmacêutico);
- Processo de Gestão: conjunto Processos de suporte e gestão de outros Processos (gestão de consultas, gestão de recursos humanos, …).
Com uma Gestão por Processos bem estruturada, difundida e consolidada, a prática das “quintinhas” funcionais tende a desaparecer, fazendo com que as pessoas passem a agir como uma grande equipa.
Os Processos Hospitalares passam a ser colaborativos, os profissionais tendem a atuar de forma colaborativa e em equipas multidisciplinares, focadas não somente nos interesses do seu Serviço, mas nos resultados do Hospital como um todo e na contribuição de cada um dos intervenientes nos vários Processos, para o resultado final.
A comunicação melhora e os conflitos tendem a diminuir.
A organização passa a compreender melhor as inter-relações entre os Processos e o impacto sistêmico dos resultados de cada etapa no desempenho global.
Mas para que tudo isso se concretize, é importante começar por analisar em cada organização hospitalar, que Processos existem, como são executados e como são geridos.