Manutenção como um Processo estratégico das empresas - Manutenção Lean

05-02-2013 22:40

 

Pode um Processo Produtivo ser verdadeiramente "magro" (Lean), sem aplicação de estratégias Lean para a manutenção de equipamentos? Eu respondo a esta pergunta com um sonoro "não".

 

A Manutenção tem visto a sua importância a aumentar nas empresas de todo o Mundo, assumindo-se como uma atividade decisiva em termos de competitividade das empresas, pois tem um relevante impacto económico nos resultados das empresas.

Verifica-se uma alteração dos modelos de gestão, que deixaram de considerar a função Manutenção só importante para garantir determinada capacidade produtiva, para passarem a considerar também importante para a qualidade, preço e prazo. Passamos a ter como um dos principais KPIs do departamento de Manutenção o OEE.

 

A Manutenção surge então como um Processo estratégico das empresas, assumiu-se assim como um Processo decisivo em termos de competitividade. Devido à crescente importância que a Manutenção tem nas empresas, é fundamental otimizar os processos de manutenção, melhorar os tempos de resposta a situações de avaria dos equipamentos e reduzir os custos do departamento, mantendo sempre altos níveis de fiabilidade dos equipamentos.

No entanto, verifica-se que algumas empresas em Portugal ainda não dão a devida importância/atenção ao Processo Manutenção.

 

Pode um Processo Produtivo ser verdadeiramente "magro" (Lean), sem aplicação de estratégias Lean para a manutenção de equipamentos? Eu respondo a esta pergunta com um sonoro "não".

As empresas não conseguem obter os benefícios máximos do Lean Manufacturing, sem aplicá-lo também nas suas operações de manutenção.

As avarias de equipamentos num sistema de produção Lean são mais críticas do que em sistemas que permitam a utilização de stocks intermédios, pois resultam quase direta e imediatamente em falhas nos prazos de entrega e perdas nas vendas.

Por vezes os Gestores da Manutenção tem apenas como meta garantir a fiabilidade dos equipamentos, mas devem ter também como objetivos a gestão da carga de trabalho, redução do tempo de paragem dos equipamentos, garantia da eficácia do trabalho, aplicação de práticas que otimizem o trabalho, criação e aplicação de medidas de desempenho, análise de dados relevantes de controlo dos processos de manutenção e garantia da qualidade do serviço prestado.

 

Lean Maintenance ou em português Manutenção Lean é uma estratégia de manutenção que tem com base os princípios do Lean e da Manutenção Produtiva Total (TPM).

A Manutenção Lean pode ser definida como um sistema de manutenção proactiva, que tem atividades planeadas de manutenção com práticas TPM e é desenvolvida a partir de uma estratégia de Manutenção Centrada na Fiabilidade (RCM).

A Manutenção Lean utiliza grupos de trabalho e atividades de manutenção proactiva, envolvendo todos os níveis e funções de uma organização. Recorre a equipas autónomas que aplicam ferramentas de melhoria específicas como 5S, SMED, eventos de melhoria Kaizen e manutenção autónoma, através do uso de sistemas informáticos de apoio à manutenção e por um sistema de gestão de materiais e peças (armazém Lean) que fornece os materiais baseado no just-in-time (JIT). É apoiado num grupo de Engenharia de Manutenção que realiza a análise da eficácia das atividades de manutenção, as causas e efeitos das partes inoperacionais dos equipamentos e define as ações para a Manutenção Preditiva.

A metodologia Lean quando aplicada corretamente para os processos de manutenção, melhora o desempenho do departamento de Manutenção.

 

Uma recessão pode ser um bom momento para o Lean. As empresas podem não seguir o caminho do pensamento Lean e recorrer a um corte de custos tradicional ou podem seguir o caminho de acelerar e colocar mais recursos no progresso do Lean Manufacturing. Eu duvido que as empresas que seguirem o primeiro caminho, o sigam durante muito tempo, pois vão ficar pelo caminho ao fim de pouco tempo. Mas as empresas que seguirem o segundo caminho, têm muitas possibilidades de sobreviver e estabelecer as bases para uma prosperidade futura, vão estar melhor preparadas para viver em recessão e recuperar rapidamente depois de uma recessão.

 

A implementação da Manutenção Lean é um processo lento que pode ser estruturado em 6 fases:

1ª Fase: Avaliação da maturidade. Assegurar que a empresa e em especial o departamento de Manutenção está preparado para a implementação da Manutenção Lean, para uma mudança cultural;

2ª Fase: Formação. Os colaboradores recebem formação em Manutenção Lean;

3ª Fase: Piloto. A seleção do equipamento ou área que servirá como projeto piloto de implementação. A escolha resulta da priorização baseada na análise prévia da cadeia de valor.

4ª Fase: Organização. Criar as condições na organização do departamento de Manutenção, para se implementar e manter um sistema de Manutenção Lean. Ter implementado os Grupos Autónomos de Trabalho (GAT).

5ª Fase: Expansão. Depois de validado o modelo (projeto piloto), alargar a Manutenção Lean a outros equipamentos ou áreas do departamento de Manutenção e mais tarde a outros departamentos de suporte à Manutenção.

6ª Fase: Melhoria Contínua. Realizar auditorias internas e fazer o levantamento do que se deve alterar. Promover a Melhoria Contínua (ciclo PDCA) como forma de melhoria permanente dos processos de manutenção, criar uma dinâmica diária de olhar para o que se faz e pensar no que se pode fazer melhor ou deixar de fazer.

 

5 Sugestões:

  1. Criação e monitorização dos indicadores do departamento de Manutenção, KPIs;

  2. Levantamento e registo de todos os equipamentos e instalações existentes na fábrica;

  3. Analisar, eliminar ou reduzir as perdas de eficiência dos processos de manutenção, melhorando os tempos de resposta. Otimizar os processos de manutenção preventiva e curativa;

  4. Formação e responsabilização dos operadores, para o cuidado com equipamentos e ferramentas com que trabalham e para realizarem a manutenção básica de 1º nível;

  5. Criar um Manual de Processo para a Gestão da Manutenção e Instruções de Trabalho para as Manutenções Preventivas e Corretivas, procurando sempre a Melhoria Contínua nas tarefas realizadas.

 

Bom trabalho!

 

© 2013 Manuel Figueiredo Lopes - Todos os direitos reservados.