Manutenção e TPM
A Manutenção tem visto a sua importância a aumentar nas empresas de todo o Mundo, assumindo-se como uma atividade decisiva em termos de competitividade das empresas, pois tem um relevante impacto económico nos resultados das empresas. Verifica-se uma alteração dos modelos de gestão, que deixaram de considerar a função Manutenção só importante para garantir determinada capacidade produtiva, para passarem a considerar também importante para a qualidade, preço e prazo.
Devido à crescente importância da Manutenção, é fundamental otimizar os processos de manutenção, melhorar os tempos de resposta a situações de avaria dos equipamentos, mantendo sempre altos níveis de fiabilidade dos equipamentos. A Manutenção não deve ter apenas como meta garantir a fiabilidade dos equipamentos, mas deve ter também como objetivos a gestão da carga de trabalho, redução do tempo de paragem dos equipamentos, garantia da eficácia do trabalho, aplicação de práticas que otimizem o trabalho, criação e aplicação de medidas de desempenho, análise de dados relevantes de controlo dos processos de manutenção e garantia da qualidade do serviço prestado.
A Manutenção Produtiva Total (Total Preventive Maintenance - TPM) tem como objetivo otimizar a fiabilidade e a eficácia dos equipamentos, utilizando grupos de trabalho e atividades de manutenção proactiva, envolvendo todos os níveis e funções de uma organização; a sua estratégia incide na eliminação e prevenção de perdas relacionadas com os equipamentos. O TPM combina manutenção preventiva com conceitos da gestão da qualidade, envolvendo todos os colaboradores, cria uma cultura onde os Operadores desenvolvem o sentimento de posse dos seus equipamentos, em parceria com as funções de Manutenção. Construir um sistema para procurar atingir o zero-acidente, zero-defeito, zero-falha e zero-perda, através das atividades de pequenos grupos.
O TPM traduz-se em intervenções conjuntas da Operação e Manutenção. Atividades para melhorar a limpeza e organização do local de trabalho (5S); atividades de rotina, tais como limpeza e lubrificação dos equipamentos, realizadas pelos operadores da produção após uma formação específica, estas atividades são definidas em conjunto pela Manutenção e Produção; Técnicos com formação adequada, capazes de executarem diferentes tarefas de manutenção, competências básicas e têm formação específica; Sistema de Gestão da Manutenção informatizado; análise das causas das falhas que consiste em determinar a raiz da falha de um equipamento, uma vez identificada desenvolve-se e implementa-se a solução.
A análise adequada da raiz das falhas constitui uma ferramenta fundamental para a melhoria da disponibilidade e fiabilidade dos equipamentos, uma das vantagens desta metodologia consiste em aplicar a melhoria para evitar uma determinada falha noutros equipamentos da empresa que apresentem uma falha idêntica.
O TPM representa uma revolução cultural, uma rutura com a ideia que o equipamento é apenas responsabilidade da Manutenção, pois proclama a integração total de homem / máquina / empresa. O TPM pode não ter uma aplicabilidade total em todas as empresas, mas acredito que muitos dos conceitos e ferramentas podem ser uma ajuda preciosa e ter uma aplicação pratica em todas as empreas.