Visão de Futuro nas Empresas

21-11-2012 12:04

 

Como imagina que será a sua empresa no futuro, em 2022?

- Desenvolveu novos produtos?

- Estabeleceu novas parcerias?

- Internacionalizou os seus mercados?

- Tornou-se uma multinacional?

 

As empresas, em geral, têm dificuldade em imaginar como conseguirão ser bem sucedidas no futuro, na minha modesta opinião, nas empresas ainda existe falta de Visão, Liderança, Planeamento e Estratégia. È fundamental existir nas empresas uma visão a médio/longo prazo, uma Visão do Futuro.

 

"As sementes que se plantam hoje se tornarão os frutos que serão colhidos amanhã. Independente das tempestades ou secas que vierem, pois se tu tiveres planeado e por isso estiveres preparado para essas adversidades, vais conseguir colher os frutos amanhã". De forma similar a este ditado, as empresas que quiserem ter futuro devem iniciar a sua preparação no presente. Apesar da grande dificuldade de se “prever” o futuro, o exercício de se definir claramente o que se quer e o que fazer para lá chegar, pode ser o início para aquelas empresas que desejam se destacar no mercado.

Eu sou um dos que acredita que se uma a empresa não for capaz de imaginar o futuro, não estará lá para desfrutar dele. Para mim Gestão é prever, planear, organizar, liderar e controlar. Gestão baseada em indicadores (KPIs), em factos, tendências, sinais de alerta e números.

O foco estratégico das empresas tem sido cada vez mais a redução rápida de custos, que obriga a práticas constantes de curto prazo. O desenvolvimento de produtos e processo de maior valor acrescentado, ainda não faz parte da visão estratégica de grande parte das empresas portuguesas.

 

Ter uma Visão do Futuro é de fundamental importância para as empresas que procura a inovação como um diferencial competitivo. O truque está em ver o futuro antes de ele chegar, criar o futuro.

BPM é uma forma de repensar e gerir o negócio através de uma visão sistêmica e colaborativa que visa transformar as organizações na busca de resultados pretendidos e inovadores através de uma visão de futuro bem estabelecida e aceite na empresa que amplia o leque de oportunidades de investimento em projetos inovadores. Caso contrário, os investimentos somente ocorrerão para projetos que apresentem retorno a curto prazo, nem sempre os mais lucrativos.

 

Planeamento Estratégico. Exemplo de 3 questões a levantar sobre o futuro e a visão que teremos que ter dele:

1. Que novos tipos de benefício para o cliente, deve a empresa procurar em cinco, dez ou quinze anos?

2. Que novas competências a empresa terá de ter ou adquirir, para oferecer esses benefícios aos clientes?

3. Como vamos reconfigurar a forma como chegamos ao cliente, durante os próximos anos?

 

Fica o contributo para o Brainstorming.

 

 

© 2012 Manuel Figueiredo Lopes - Todos os direitos reservados.