Sobre mim ...    

Manuel Figueiredo Lopes

Engenheiro, Gestor, Consultor e Formador >> Manutenção / Produção / Gestão de Processos e Operações / Gestão por Processos e BPM / Gestão de Projetos de Melhoria Contínua / Qualidade / Introdução de novos Produtos e Serviços / Sistemas de Informação

 

    

       A Família e o Escutismo foram uma Escola de Valores, a Empresa com que colaboro, o instrumento para melhorar a vida das pessoas, criando valor na Empresa.

  A minha experiência profissional em empresas multinacionais da Indústria, Comércio e Serviços, associada com formação académica e contínua, permitiu-me adquirir competências nas áreas da Gestão de Projetos de Melhoria ContínuaGestão de Processos e OperaçõesGestão da ManutençãoQualidadeSistemas de Informação e na coordenação, formação e Liderança de Equipas

    Conceber, otimizar, planear, implementar e monitorizar, sistemas integrados de Pessoas, Equipamentos, Processos, Materiais, Fluxos de Informação, Sistemas Informáticos e Regras de Negócio - Excelência Operacional.

    Ao longo do meu percurso profissional tive oportunidade de contactar com os diversos departamentos das empresas, o que me permitiu ter uma visão alargada dos múltiplos desafios que uma organização tem que vencer. Uma procura da inovação, que obriga a criar e absorver rapidamente, inovações tecnológicas, requisitos de clientes e novos produtos e serviços.

  • Estive 5 meses na Malásia em formação, participei no Start Up da empresa Siemens Semicondutores Portugal. Instalação de novos equipamentos, criar procedimentos, manuais e documentação. Participei na qualificação da fábrica, arranque e monitorização da produção em Portugal;

  • Fui Técnico de Manutenção Senior, responsável técnico, coordenar as manutenções preventivas e reparações. Formação de novos técnicos;

  • Gestão do Processo Produtivo, monitorização das operações e suporte na análise e resolução de problemas. Implementação de metodologias de follow-up e ações corretivas com os operadores e técnicos de manutenção. Monitorizar os indicadores de Processo, Produção e de Custos (KPIs e BSC);

  • Gestão de projetos de Melhoria Contínua. Melhorar a gestão de inventários, equipamentos e pessoas, otimização dos fluxos de material e informação (logística);

  • Fui membro do Quality Focus Team da empresa, elaborei as respostas a reclamações de cliente (8D) e atualizações do PFMEA. Realizei auditorias internas e acompanhei as auditorias externas. (Certificação e de Cliente);

  • Coordenar os Serviços de Manutenção, gerir equipamentos, ferramentas e supervisão da equipa de Manutenção (15 Técnicos e 2 Engenheiros). Definir e implementar os Planos de Manutenção. Planear, suportar e controlar os trabalhos de manutenção, conseguindo uma elevada disponibilidade e operacionalidade dos equipamentos;

  • Liderar projetos transversais de industrialização de novos produtos, de forma a entregar o produto certo na hora certa, maximizar os níveis de serviço ao cliente e minimizar os custos operacionais, planear e acompanhar a produção dos lotes de qualificação, coordenar e articular internamente com os diferentes interlocutores. Definir procedimentos, padrões técnicos, acompanhar os testes de novos materiais e processos, monitorização do desempenho dos materiais no processo produtivo;

  • Definir a estratégia a seguir para implementar a Gestão por Processos (BPM), num Grupo de retalho automóvel que representa 19 marcas, está presente em 8 distritos de Portugal e também em Angola. Venda de viaturas novas e usadas, assistência pós-venda, comércio de peças e reparador autorizado;

  • Gerir projetos e suas equipas de trabalho, para implementar novos processos de negócio e sua integração em plataforma informática de BPM (BPMS). Fazer o levantamento de requisitos do Processo, mapeamento (BPMN), simulação (testes), criar indicadores (KPIs), integrar no BPMS, dar formação, implementar/estandardizar, monitorizar e otimizar. Monitorizar e controlar os deadlines dos projetos;

  • Consultor em empresas multinacionais, analisar os processos das empresas, liderar e suportar projetos de reengenharia de processos, colocando os processos em autocontrolo, documentados e em Melhoria Contínua, contribuindo para a melhoria dos processos em termos de simplicidade, eficiência, qualidade e custos;

  • Formador interno em Processos, Melhoria Contínua (Lean), Manutenção e BPM;

  • Responsável pelo Departamento de Manutenção e pelo Departamento de Informática, numa empresa da área do ambiente.

     Orientação para o Cliente e Foco do Cliente (interno e externo), para os Resultados e para a Qualidade, são valores com os quais trabalhei desde sempre e com os quais me identifico plenamente. Gestão focada na melhoria da produtividade, reduzindo ou eliminando custos e tempos, com vista a promover as atividades que realmente acrescentam valor para o cliente e para a empresa como um todo. 

 

     Conseguir tornar os Processos, Projetos, Manutenção, Produtos e Serviços, eficientes, simples e ágeis, é o meu objetivo e a minha proposta de valor.

   Acredito que só seguindo uma lógica processual bem definida e inovadora, com Sistemas de Suporte à Produção (BPM, RPA, MES), se consegue produtos e serviços mais evoluídos e a menores custos.

 

 

"Quem quer fazer alguma coisa, procura uma solução.

         Quem não quer fazer nada, procura uma justificação."   -  MFL

História do Projecto

 

"Não conseguimos resolver os problemas atuais das Organizações, com o nível de conhecimento que existe.  Temos que elevar o nível de conhecimento para conseguir resolver os problemas."  - MFL

 

Esta página foi criada para responder às necessidades da Gestão de Processos das Organizações. Na Indústria, Comércio e Serviços, em empresas públicas e privadas.

Este projeto surge como complemento ao trabalho profissional e académico. Pretendo elevar o nível de conhecimento, apresentar casos práticos de implementação, aplicação prática da metodologia e levantamento de problemas surgidos.

Serve também para dar a conhecer o trabalho desenvolvido por mim na Gestão de Processos e Operações. Definição, planeamento, implementação, coordenação, acompanhamento e melhoria contínua das atividades dos vários departamentos. Implementar e otimizar sistemas integrados de Pessoas, Equipamentos, Processos, Operação, Manutenção, Logística e fluxos de Materiais e Sistemas de  Informação.

 

Visão: Ter a Gestão Por Processos como forma de estar nas empresas de Portugal, ter todos os processos das empresas em autocontrolo, documentados e em melhoria contínua, procurarem de forma sistemática eliminar desperdícios.

  - Pensar globalmente. As mudanças nos processos da empresa devem trazer melhoria para a empresa como um todo.

 - Agir localmente. Se os Colaboradores e os Departamento trabalhar de uma forma colaborativa, temos Processos Colaborativos, conseguimos reduzindo custos e criar valor na empresa.

 

Missão: Promover a prática da Gestão Por Processos - BPM, desenvolver um conjunto de conhecimentos nesta área e contribuir para o avanço e desenvolvimento das competências profissionais dos que trabalham na Gestão de Processos em Portugal.

 

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